O chocolate nosso de cada dia

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 por

Provavelmente, não há outro produto de confeitaria com tantos fãs e amantes como o chocolate.

O chocolate é um presente universal para pessoas de todas as idades, grupos sociais e religiões. Sem ele, uma enorme quantidade de sobremesas e receitas simplesmente não existiria. Além disso, o ele é considerado um produto verdadeiramente saudável.

A composição e propriedades do chocolate

cacau chocolate

Originalmente, a composição do chocolate na forma em que recebeu seu nome era uma mistura de licor de cacau, manteiga de cacau e açúcar em pó. Essa é a composição do chocolate “amargo”, que é considerado algo exclusivo e muito difícil de comprar hoje em lojas comuns.

Curiosamente, os inventores deste doce – os índios sul-americanos – o consumiam na forma liquida feita de grãos de cacau torrados e infundidos na água, com a adição de pimenta. Naturalmente, nessa forma, ele dificilmente podia ser chamado de doce.

O chocolate amargo, muito sólido na textura, realmente possui uma composição única. Vamos começar com o fato de que este produto contém muita gordura – isso se deve à presença de manteiga de cacau. 100 gramas de um chocolate amargo de qualidade contêm quase 25 gramas de gordura. Isso é cerca de 400 quilocalorias. A propósito, as proporções no chocolate ao leite são quase as mesmas. A diferença é que aqui, uma parte de gorduras vegetais é substituída por gorduras animais vindo de leite em pó ou de nata (creme de leite).

Publicidade

O segundo ingrediente importante são substâncias que pertencem ao grupo dos flavonoides. São eles os responsáveis pelo efeito positivo do chocolate na atividade cardíaca.

E a parte mais interessante: a teobromina. Essa é uma substância de natureza nitrogenada, contida no chocolate, que para muitos animais é um terrível veneno – 3-4 gramas de teobromina são suficientes para matar um cachorro grande.

Para humanos, no entanto, essa substância não representa uma ameaça, já que nosso corpo a digere rapidamente. Ao mesmo tempo, a própria teobromina possui as propriedades dos alcaloides, devido aos quais ela influencia a psique de uma certa maneira.

Finalmente, a parte mais importante: o chocolate é quase um produto neutro. Pode ser consumido tanto com gorduras quanto com carboidratos. Portanto, hoje, confeiteiros acrescentam quaisquer ingredientes no chocolate para alterar seu sabor.

Com que você pode consumir o chocolate

chocolate confeitaria dieta

Muitos enchimentos são adicionados ao chocolate. Sem falar dos intensificadores de sabor sintéticos, aromatizantes e emulsionantes, o componente mais comum dessa iguaria é o leite em pó. Ele enriquece o alimento e dá um sabor especial, principalmente nos ao leite.

Chocolate com nozes tem um sabor muito agradável. De fato, os dois ingredientes têm um pouco de amargura e possuem um sabor “característico”. Juntos, eles criam uma combinação muito interessante. A propósito, as passas também são frequentemente adicionadas ao alimento. A mesma coisa pode ser dita sobre outras frutas secas, marmelada e frutas cristalizadas. Às vezes, o teor desses ingredientes auxiliares é tão grande que o produto deixa de ser chocolate, transformando-se em uva passa ou marmelada em cobertura de chocolate.

Chocolate na confeitaria

chocolate confeitaria dieta

Publicidade

Mas é importante lembrar que só o chocolate tem propriedades benéficas especiais, e apenas o natural, não qualquer um. Isto é especialmente verdade para o chocolate branco, que nem contem chocolate – os únicos ingredientes deste produto são manteiga de cacau e creme seco, que é usado para coloração.

Ao mesmo tempo, produtos que contêm chocolate como um dos componentes podem ter propriedades diametralmente opostas. Bolos são saturados com gordura e carboidratos. Bombons são cheios de aditivos artificiais e têm poucos ingredientes naturais, e assim por diante.

Portanto, se você quiser experimentar chocolate verdadeiro, saudável e natural, então você definitivamente precisa encontrar chocolate escuro e amargo. Evite barras ao leite e de chocolate branco, que só causam cárie.

Valor energético

 

Conteúdo por 100 g de produto Proteína, g Gordura, g Carboidrato, g Calorias, kcal
Chocolate ao leite

6,90

35,70 52,40 550,00

Vitaminas

Conteúdo por 100 g de produto A, mg B1, mg B2, mg PP, mg C, mg Caroteno, mg
Chocolate ao leite 0,02 0,05 0,26 0,50 0,00 0,04

Minerais

Conteúdo por 100 g de produto Sódio, mg Potássio, mg Cálcio, mg Magnésio, mg Fósforo, mg Ferro, mg
Chocolate ao leite 80,00 457,00 199,00 67,00 241,00

5,00

 

Leia também:

O que são radicais livres

Selênio na comida: veneno ou remédio?

Conheça a Verbena officinalis

11 benefícios incríveis da nutrição de nozes

Benefícios da água de pepino

15 Benefícios Surpreendentes da Nutrição de nozes-pecã

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário